cultivo da batata

Cultivo da batata: o que você precisa saber sobre o assunto

O cultivo da batata (Solanum tuberosum L.) sempre esteve presente na história da humanidade, sendo a terceira cultura alimentar mais consumida. Inclusive, as estimativas são de que mais de um bilhão de pessoas no planeta consumam o tubérculo diariamente. No Brasil, a produção de 2020 chegou a 3,77 milhões de toneladas em 120 mil hectares.

Que a batata tem representatividade forte no setor do agronegócio brasileiro, não podemos negar. Portanto, para que você domine melhor essa cultura, preparamos este artigo que abordará os aspectos fundamentais, as principais práticas de manejo e os seus desafios para maior produtividade. Confira!

Aspectos fundamentais sobre a batata

A batata é uma herbácea que apresenta sistema radicular superficial e delicado, pois suas raízes não ultrapassam entre 40 e 50 cm. Devido a essa característica, ela possui baixa capacidade de explorar nutrientes do solo, fazendo que o tipo exigido seja fértil.

Como características gerais, podemos destacar as seguintes:

  • origem — nativa da América do Sul, tem registro de seu cultivo por populações nativas em tempos remotos, há mais de 8.000 anos;
  • clima — desenvolve-se em regiões de longos fotoperíodos e temperaturas amenas, entre 15° a 20°C;
  • principais cultivares brasileiras — as cultivares mais modernas possuem em seu genoma características de outras espécies, como S. demissium, S. phujera, S. chacoense. Alguns exemplos são: Ágata, Asterix e BRS-Camila;
  • tipo de solo — solo bem estruturado, drenado, com pH entre 5,5 a 6,0 e baixa salinidade;
  • exigência nutricional — é uma cultura que requer atenção redobrada nesse ponto, devido ao seu baixo desenvolvimento radicular. Por isso, é crucial realizar análise de solo para reposição com fertilizantes organominerais. Afinal, é exigente principalmente com nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio;
  • morfologia — planta herbácea, compreendendo entre 50 e 70 cm de altura e ciclo médio de 90 dias. As folhas são compostas e as flores variam entre branca, rosa, vermelha, azul e roxa. Após o florescimento, começa a etapa de senescência e maturação dos tubérculos;
  • manejo — é fundamental passar pela etapa de amontoa, a qual explicaremos mais adiante, para melhor desenvolvimento dos estolões e proteção dos tubérculos do sol;
  • fenologia e colheita — a batata passa pelas seguintes etapas fenológicas: emergência, crescimento vegetativo, início da tuberização e maturação. A colheita ocorre por volta do terceiro ao quarto mês, quando as ramas secam naturalmente ou de forma antecipada com aplicação de herbicida específico ou desfolhante.

Implantação da cultura

Para que o cultivo da batata tenha êxito, esses são os pontos mais importantes que devem ser seguidos. Acompanhe!

Escolha da área

É crucial que seja escolhido um terreno com solo que ofereça condições para o crescimento adequado do sistema radicular e dos tubérculos. Afinal, seu sistema radicular é delicado, raso e com maior concentração na profundidade de até 30 cm.

Portanto, priorize solos arenoargilosos, ricos em matéria orgânica, e evite os compactados e pesados (sujeitos a encharcamentos), assim como áreas com presença de rochas e torrões.

Preparo do solo

Deve-se realizar em conjunto com mecanização agrícola para uma boa aração, escarificação e subsolagem, com dois meses de antecedência da implantação da cultura, para que ocorra a completa decomposição de resíduos culturais anteriores. Para a aração, deve ser feita a descompactação de camadas de até 30 cm de profundidade, além da incorporação de restos culturais, resíduos e plantas daninhas.

A escarificação também promove descompactação em até 30 cm de profundidade. Por fim, a subsolagem é realizada com o mesmo dimensionamento e visa ser utilizada quando há compactação abaixo dos 30 cm, que impede a drenagem da água ou penetração do sistema radicular do cultivo da batata.

Espaçamento e densidade

O espaçamento deve ser feito em fileiras entre 70 a 90 cm, de acordo com a finalidade do cultivo. No Brasil, para fins comerciais, utiliza-se espaçamento de 80 a 90 cm e, para a produção de batata-semente, 70 a 80 cm. Para densidade, de maneira geral, a quantidade estabelecida ideal é entre 11 a 15 hastes por m².

Plantio

Nas principais áreas das regiões Sul e Sudeste do país, o plantio, também denominado primeira safra, compreende do final de junho até o final de setembro.

A colheita ocorre desde meados de novembro até o final de janeiro. Uma vantagem dessas regiões é poder optar pela não necessidade do uso de irrigação, devido à boa pluviosidade, comum nessa época.

Já em outras regiões, como Chapada da Diamantina e zonas serranas, como Minas Gerais, o sistema de plantio é feito nos meses de outubro a janeiro e conta com agricultura irrigada.

Principais práticas de manejo

Vamos compreender cada uma das etapas para um manejo de sucesso no cultivo da batata:

  • amontoa: deve-se formar uma leira (acúmulo de terra) com 20 e 30 cm de altura na base das plantas para promover melhor desenvolvimento aos tubérculos;
  • plantas daninhas: a batata é bastante sensível à competição, sendo crucial a remoção de plantas espontâneas, principalmente na metade do ciclo da cultivar (entre 30 a 50 dias), fase de enchimento dos tubérculos;
  • rotação de culturas: é bastante suscetível a pragas e doenças. Portanto, a rotação auxilia como estratégia de controle dessas problemáticas. Pode-se utilizar cultivares como tomate, pimentão e fumo, desde que não sejam da mesma família botânica;
  • irrigação: a batata é exigente em disponibilidade hídrica, principalmente na fase de desenvolvimento de tubérculos. Contudo, é preciso sempre observar a drenagem, pois a cultura não tolera encharcamentos.

Principais problemas e fatores de risco no cultivo da batata

O fato é que a S. tuberosum L. é bastante sensível, principalmente com relação à fitossanidade. Doenças como requeima, pinta-preta e murcha-bacteriana são agressivas e podem tornar a colheita inviável. Além disso, ameaças como vaquinha, mosca-minadora e viroses prejudicam o desenvolvimento dos tubérculos.

Para essas questões, é fundamental aplicar conceitos do manejo integrado de pragas (MIP), como rotação de culturas e controle biológico, além do controle químico.

Compreender detalhes sobre o cultivo da batata é crucial para quem deseja expandir suas fronteiras no agronegócio. Afinal, essa cultura costuma apresentar ótimas projeções de produção, tanto no Brasil como no mundo.

Quer se aprofundar nesse tema e saber os segredos para o sucesso na produção de batata? Para isso, preparamos um curso completo e gratuito sobre como implantar a cultura no nosso país. Aproveite esta oportunidade e inscreva-se agora mesmo!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.