Crédito rural

Quais são os tipos de crédito rural? Confira como funcionam

A atividade de produção rural, base de todo o agronegócio, depende de financiamentos que se consolidam na figura do crédito rural. Assim, comprar uma máquina agrícola, sementes para o plantio ou garantir o armazenamento após a colheita constituem objeto dessa linha de crédito.

Cada cultura ou criação tem suas próprias características e necessidades. No entanto, sua execução no tempo certo é indispensável para o sucesso dos empreendimentos rurais. Desse modo, é preciso que existam recursos e que estejam disponíveis em conformidade com o cronograma da atividade que será financiada.

Continue a leitura e descubra quais são os tipos de crédito rural e como funcionam.

Custeio Digital para Crédito Rural

O que é o crédito rural?

O crédito rural consiste na disponibilidade de recursos destinados ao segmento rural, essencialmente na forma de financiamentos. As possibilidades são diversas, isto é, constituídas por diferentes modalidades de crédito para as atividades da propriedade rural.

Nesse sentido, existe crédito para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, animais de pecuária e custeio da matéria-prima para o cultivo da lavoura. Além da produção em si, os recursos do crédito rural podem ser utilizados também para a comercialização e a industrialização dos produtos agrícolas.

Com esse espírito, o crédito rural tem como objetivos principais, segundo a legislação pertinente, a Lei no 4.829, de 5 de novembro de 1965:

  • estimular os investimentos rurais para produção, extrativismo não predatório, armazenamento, beneficiamento e industrialização dos produtos agropecuários;
  • favorecer o oportuno e adequado custeio da produção, assim como a comercialização de produtos agropecuários;
  • fortalecer o setor rural;
  • incentivar a introdução de métodos racionais no sistema de produção, visando ao aumento da produtividade, à melhoria do padrão de vida das populações rurais e à adequada defesa do solo e proteção do meio ambiente;
  • propiciar a aquisição e regularização de terras pelos pequenos produtores, posseiros e arrendatários e trabalhadores rurais, por meio de crédito fundiário;
  • desenvolver atividades florestais e pesqueiras;
  • estimular a geração de renda e o melhor uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários.

Quais as principais vantagens do crédito rural?

Além da oferta dos recursos necessários à produção e crescimento dos negócios do produtor, o crédito rural apresenta algumas vantagens significativas para o tomador. Veja a seguir as que mais se destacam.

Crédito oportuno e em condições adequadas

As características e necessidades do beneficiário tomador do crédito norteiam a concessão do crédito rural, principalmente para aqueles de menor porte.

Condições diferenciadas

Encargos, prazos e formas de pagamento são alinhados às necessidades dos empreendimentos financiados.

Ampla gama de linhas de crédito

Distribuídas nas finalidades de custeio, comercialização, investimento e industrialização, contemplando toda a demanda de recursos financeiros para a produção agropecuária.

Com essas vantagens, por meio do crédito rural, o produtor consegue financiar as despesas de produção e investir em benfeitorias, tratores, máquinas e implementos agrícolas, além de comercializar sua produção. Enfim, as soluções de crédito rural contribuem para o aumento da produtividade agropecuária, melhoria no fluxo de caixa e diminuição de custos.

Quais os principais tipos existentes?

Existem diferentes tipos de crédito para financiar e incentivar o crescimento da agropecuária brasileira. Qualquer que seja o momento e o porte do seu negócio, há linhas de crédito adequadas para apoiar o desenvolvimento das atividades. Acompanhe para entender os tipos de crédito rural existentes.

Crédito de custeio

Destina-se a cobrir as despesas normais (e também emergenciais) do ciclo de produção agrícola ou pecuário, em qualquer período da atividade, seja você um produtor familiar, de médio ou grande porte. 

Por meio das linhas de crédito de custeio, é possível financiar, por exemplo, despesas com insumos, tratos culturais e colheita, produção de mudas e sementes certificadas, compra de animais para recria e engorda, medicamentos e vacinas etc.

Crédito de investimento

Tem como destinação as aplicações em bens ou serviços cujo benefício se estenda por vários períodos de produção, como a aquisição de uma máquina agrícola, obras para ampliação ou benfeitorias da infraestrutura, tecnologias e equipamentos, projetos de irrigação, entre outros.

Desse modo, são linhas de crédito que têm como objetivo fomentar o crescimento da produção, assim como o aumento da competitividade do produtor, de forma sustentável e segura. São dezenas de linhas disponíveis, criadas para atender às necessidades específicas de cada negócio.

Crédito de comercialização

Tem como objetivo viabilizar para o produtor rural ou sua cooperativa os recursos e condições necessários à comercialização de seus produtos no mercado, proporcionando melhores condições negociais ao dar maior previsibilidade e controle para o fluxo de caixa.

O crédito de comercialização pode ser utilizado para adiantamento aos cooperados, armazenamento e estocagem após a colheita, garantia de preços, entre outros.

Crédito de armazenagem

Por meio das linhas de crédito de armazenagem, produtores rurais e cooperativas contam com apoio para implantar ou ampliar seu sistema de armazenagem, seja para a produção ou para os insumos utilizados nela.

Tendo a infraestrutura adequada para estocagem, você reduz perdas na produção, mantém a qualidade tanto de insumos quanto do produto colhido, consegue comercializar sua produção no momento mais oportuno e, consequentemente, melhora a produtividade econômica do seu negócio.

Crédito de industrialização

Sobre o crédito de industrialização, antes de mais nada, é fundamental entender que ele não se destina ao produto a ser beneficiado ou industrializado, ok? 

Essas linhas de crédito existem para financiar exclusivamente as atividades de industrialização de produtos agropecuários em sua propriedade rural. Para ter acesso a esse tipo de financiamento, é necessário que pelo menos 50% da produção a ser beneficiada ou processada seja própria.

Em suma, o crédito de industrialização apoia na aquisição de embalagens, rótulos, condimentos, conservantes, adoçantes e outros insumos utilizados no processo de industrialização. Além disso, financia despesas com mão de obra, manutenção e conservação de equipamentos, bem como seguro e impostos relacionados à operação.

Quando vale a pena tomar o crédito rural?

O crédito deve ser tomado quando for destinado a empreendimentos agropecuários e rurais. Por meio do crédito rural, o produtor rural consegue:

  • financiar as despesas de produção;
  • investir em benfeitorias, tratores, máquinas e implementos agrícolas;
  • comercializar a produção.

Por sua vez, as soluções de crédito rural contribuem para o aumento da produtividade, além da melhoria no fluxo de caixa e redução nos custos da propriedade. Na verdade, auxilia as associações, cooperativas e produtores rurais de qualquer natureza a obter melhorias na agricultura e pecuária e reduzir os custos em sua produção.

Para quem é indicado o crédito rural?

Os beneficiários do crédito rural são produtores rurais e suas associações e cooperativas. Por sua vez, podem ser beneficiários do crédito rural de comercialização, quando necessário ao escoamento da produção agropecuária, beneficiadores e agroindústrias que beneficiem ou industrializem o produto.

Do mesmo modo, os cerealistas que exerçam, cumulativamente, as atividades de limpeza, padronização, armazenamento e comercialização de produtos agrícolas. Para esse caso, no entanto, é necessário que seja comprovada a aquisição da matéria-prima diretamente de produtores ou de suas cooperativas.

Qual a melhor solução para o crédito rural?

A maneira de você obter o crédito rural é acessar uma instituição financeira que atua na concessão dessa linha de crédito, como o Banco do Brasil. Nesse sentido, algumas providências devem ser tomadas, como a realização de cadastro, a identificação do limite de crédito e a apresentação do orçamento, plano ou projeto daquilo que se espera financiar.

Para esse fim, a orientação e os meios disponibilizados por uma plataforma de negócios que traz toda a experiência do banco que é parceiro do agro há décadas é o caminho mais seguro e preciso. Conte com o Broto para facilitar as intermediações necessárias ao sucesso de suas expectativas de crédito rural, para a condução de suas atividades produtivas.

Em nosso site, você encontra diversas modalidades de crédito rural para atender às suas expectativas como produtor.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

17 Comentários

    custeio para plantio de arros

      Bom dia, Aldo. Como vai? Neste link, você encontra todas as orientações sobre como obter custeio: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/agronegocios/agronegocio—produtos-e-servicos/credito/bb-custeio-digital#/. Qualquer dúvida, converse com o seu gerente BB. Grande abraço e sucesso!

        como funcia para aquisicao de terra sou produtor rural mas a terra aonde eu plato e crio e arrendada eu gostaria de financiar ou ajuda do governo para adqerir um pouco de terra

          Oi, Gerson. Tudo bem? O BB oferece outras opções que podem te ajudar nisso. Se você já é correntista, converse com seu gerente a respeito. Caso ainda não seja, pode buscar auxílio na agência mais próxima. Grande abraço!

          Meu nome é Adão,estou pensando em comprar uma propriedade de um amigo meu ,o valor é200 mil,como eu faço pra ter acesso a linha de crédito rural?

    Eu gostaria de saber se consigo imprestimo pra comprar búfalo de leite

      Olá, Fabiano. Como vai? Se você já tem conta no Banco do Brasil, converse com o seu gerente. Ele terá todas as informações para te orientar. Caso não tenha conta no BB, você pode procurar a agência de sua preferência. Grande abraço!

    Credito para aqusicao de um trator agricola

      Bom dia, Ronei. Tudo bem? Se você já tem conta no Banco do Brasil, converse com o seu gerente. Caso não tenha conta no BB, você pode procurar a agência de sua preferência. Além disso, você sabia que pode encontrar o seu próximo trator em nossa loja virtual (https://broto.com.br/loja/tratores.html) e solicitar um orçamento sem compromisso? É só escolher o produto, preencher alguns dados, como localização da fazenda e tipo de cultivo e pedir uma proposta, que a revenda responsável entrará em contato contigo. Um abraço e ótima semana!

    O crédito rural , é distinado na compra de vacas matriz

      Olá, Claudio. Tudo bem? O Banco do Brasil tem crédito para tudo o que você precisar na sua produção, inclusive, para aquisição de vacas matrizes. Converse com o seu gerente para mais detalhes. Grande abraço!

    Meu nome é Adão,estou pensando em comprar uma propriedade de um amigo meu ,o valor é200 mil,como eu faço pra ter acesso a linha de crédito rural?

      Bom dia, Adão. Tudo bem? Se você já tem conta no Banco do Brasil, converse com o seu gerente. Caso não tenha conta no BB, você pode procurar a agência de sua preferência. Dessa forma, nosso time poderá orientá-lo a respeito das alternativas existentes hoje para atender essa demanda específica. Grande abraço e sucesso!

    Eu penso em criações de porcos ovinos caprinos e aves pra posturas e piscicultura também

    Bom dia eu Tenho conta no banco do Brasil gostaria di fazer um emprestimo para criar umas vacas di leite

      Oi, Adalto. Como vai? Converse com o seu gerente de relacionamento no BB. Ele conseguirá esclarecer suas dúvidas e orientar o melhor caminho. Grande abraço e sucesso no seu empreendimento!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.