cotação da soja: imagem de lavoura de soja

Cotação da soja em outubro: cenário, preços e estimativas

Entenda o cenário do grão no Brasil e no mundo, bem como os fatores que impactam na cotação da soja em outubro, incluindo o clima e a demanda chinesa, entre outros fatores.

As informações são do BB Cast Agro, boletim diário feito pelos assessores de agronegócio do Banco do Brasil. Continue a leitura para mais detalhes.

Cotação internacional da soja

Os dados de projeção de safra do USDA, com estimativas de produção e estoques dos Estados Unidos acima do esperado pelo mercado, pressionaram as cotações da soja na Bolsa de Chicago na semana anterior.

A cotação do contrato com vencimento em maio de 2022 chegou a US$ 12,25/bushel na última semana. Entretanto, com o retorno da demanda chinesa, parte das perdas foi recuperada. Além disso, o avanço da colheita com percentual acima da média de anos anteriores, segue como fator de limitação para altas.

Os preços físicos internos também recuaram, embora ainda estejam em patamares elevados. A alta do dólar e as compras da China dão sustentação aos preços no Brasil, mesmo com o avanço da colheita nos Estados Unidos e do plantio da safra 2021/22 no Brasil.

Cenário nacional da produção de soja

As previsões meteorológicas indicam chuvas com volumes maiores nas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país em outubro. Isso deverá contribuir para acelerar os trabalhos de plantio. Nao MATOPIBA — região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — há previsão da chegada das chuvas a partir do dia 20/10, garantindo umidade nos solos e o início dos plantios nas áreas de sequeiro.

Conforme dados da Conab, a estimativa é de que a safra nacional de soja 2021/22 seja recorde, com produção de 141,26 milhões de toneladas. Tal feito deve resultar da projeção do acréscimo de 1,38 milhão de hectares na área de cultivo com a cultura e do clima beneficiando a produtividade das lavouras, estimada em 3.539 kg/ha.

Por fim, o indicador Esalq/B3 apresentou variação negativa na média inicial neste mÊs. Contudo, continua em patamares de preços que asseguram margens de remuneração satisfatórias aos produtores brasileiros. Isso apesar do aumento dos custos de produção, principalmente de fertilizantes e defensivos químicos.

Recomendação dos especialistas

Face ao cenário favorável e considerando as expectativas de crescimento de produção, o Banco do Brasil ampliou a disponibilidade de recursos para o plano safra. Nesse sentido, destacamos a linha de investimento Moderfrota, que tema a finalidade de financiar a aquisição isolada de máquinas, equipamentos e implementos (novos ou usados).

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.