Como andou a cotação da soja em março de 2022 nos mercados externo e interno
Os fatores que mais influenciaram a cotação da soja em março de 2022 foram os reflexos do conflito na Ucrânia na cotação do petróleo, milho, trigo e demanda por soja norte-americana.
Apesar da manutenção das cotações na Bolsa de Chicago (por volta de U$ 16,7/bushel), os preços da commodity no Brasil vêm apresentando forte queda nos últimos dias, incorporando a desvalorização do dólar frente ao real.
O indicador Cepea/BMF/Bovespa, em 30/03, foi cotado a R$ 186,19/saca, apresentando baixa de 6,28% no mês de março. No mercado físico, as perdas foram maiores, em torno de 7% na última semana. Os prêmios dos portos permanecem em alta, com valor de 1,65 US$/bushel em 30/03.
O Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA) estimou a safra de soja brasileira em 127 milhões de toneladas, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou a safra nacional em 122,77 milhões de toneladas – ainda cabendo ajustes negativos das safras da Região Sul do Brasil e sul do Mato Grosso do Sul (MS).
Nesse contexto, há possibilidade de novas reduções de projeção desses órgãos, o que pode trazer ajustes positivos para os preços.
Estágio da comercialização e colheita da soja 21/22
Mesmo com prêmios altos para este período de colheita do Brasil, a comercialização da safra nacional 21/22 permanece baixa: alcançou 54,30% da produção esperada até o dia 30/03. Está abaixo dos 70,50% do fluxo recorde da safra 20/21 e também da média de 62,7% dos últimos cinco anos. Para a safra 22/23, cerca de 6,7% da produção futura já foi comercializada antecipadamente.
A colheita da safra 21/22 de soja no Brasil alcançou 82,65% das áreas, e os serviços vêm transcorrendo dentro da normalidade. Os estados do Mato Grosso (MT) e MS encerrarão a colheita nos próximos dias.
Recomendação dos especialistas em agro do BB
Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o BB disponibiliza as Opções Agro BB e o Termo de Moedas (NDF). As Opções Agro podem ser contratadas diretamente pelo app do Banco do Brasil.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.