controle de estoque de insumos

Aprenda a fazer o controle de estoque de insumos de forma eficiente

Gerenciar uma fazenda, ainda que pequena, exige muito conhecimento e organização. Afinal, são muitas as variantes que envolvem a produção, como as mudanças climáticas, o solo adequado e os investimentos necessários para manter tudo funcionando adequadamente. Como parte desse trabalho, destaque para a importante tarefa de realizar o controle de estoque de insumos.

Um bom gerenciamento desse setor traz muitos benefícios à sua produção, já que ajuda a aumentar a produtividade (garantindo o aproveitamento de todos os recursos) e a evitar perdas por deterioração, mau armazenamento ou vencimento.

Neste artigo, vamos apresentar dicas de como fazer um eficiente controle de estoque de insumos e destacar os seus benefícios. Continue a leitura!

O que é o controle de estoque de insumos?

É o balanceamento entre a quantidade de insumos armazenada e a quantidade necessária para os eventos futuros. Ele envolve também o controle do correto armazenamento de tudo aquilo que dá suporte à produção, bem como os produtos colhidos que aguardam a distribuição.

Tudo deve ser conservado da maneira adequada, ainda que a produção seja de pequeno porte. Dessa forma, maquinários, insumos agrícolas, equipamentos, fertilizantes, sementes, produtos biológicos, defensivos químicos e grãos precisam de um sistema de controle eficiente, que otimize o uso desses recursos disponíveis.

A correta gestão irá equilibrar o sistema de funcionamento da produção, mantendo a produtividade de forma contínua e gerando lucratividade para a sua fazenda.

Qual é a importância dessa atividade?

A importância do correto controle de estoque de insumos envolve o aproveitamento de tudo o que está disponível e dos recursos que serão investidos. Devemos lembrar que todo investimento deve gerar o resultado esperado. Caso contrário, haverá perda de lucratividade.

Assim, toda produção precisa estar organizada em um sistema — que gerenciará as necessidades futuras para que tudo se encaixe. Por meio desse controle, no dia do plantio, as sementes estarão disponíveis em estoque; e no dia da colheita, o maquinário, os sacos e as caixas para armazenamento, por exemplo, estarão preparados para o serviço, evitando qualquer atraso na produção.

Além disso, os insumos serão adquiridos somente na quantidade necessária, evitando sobras que poderão estragar com o decorrer do tempo.

Quais são os benefícios do controle de estoque de insumos?

São muitas as vantagens proporcionadas por um bom gerenciamento do estoque de insumos. Conheça algumas delas e entenda por que utilizar essa estratégia em sua fazenda.

Melhor planejamento das compras

O controle de estoque permite o planejamento adequado, já que, após um tempo, é possível saber exatamente o que foi utilizado, o que faltou e o que foi desperdiçado.

Assim, é possível planejar os próximos passos e programar as compras necessárias com muita precisão, sabendo exatamente quais insumos precisam ser comprados e em quais quantidades. É possível, ainda, organizar uma agenda simulando as datas das operações de plantio, aplicações, manejo integrado e colheita, prevendo tudo que terá uso imediato e programando o estoque para tais eventos.

Esse controle deve ser organizado juntamente aos processos de produção da sua fazenda, considerando os aspectos climáticos e as janelas de plantio e colheita. Tudo isso não é tão simples quanto parece, mas, acredite, com um controle de estoque adequado, as suas compras serão certeiras!

Redução de desperdício

Outro benefício gerado pelo controle de estoque é a redução do desperdício. Como vimos, com um bom planejamento de compras, os insumos serão adquiridos na data e na quantidade corretas, evitando que fiquem armazenados por muito tempo ou sobrem. Vale destacar que isso tudo só será possível a partir de um minucioso controle de entradas e saídas, seja por planilhas ou com a ajuda de um sistema de gestão.

Além disso, o controle adequado garante que não haverá perdas por mau armazenamento, já que a forma de estocar os produtos faz parte desse modelo de gestão. Devemos considerar também que os produtos da colheita podem perecer se não forem armazenados da forma adequada e distribuídos a tempo.

Aumento da produtividade

A produtividade é outra consequência de um adequado controle de estoque. Tudo organizado, de forma prática e com fácil acesso, garante mais funcionalidade no dia a dia da sua fazenda. Dessa forma, não haverá atrasos na produção por falta de insumos, já que tudo estará no estoque pronto para uso, bem como as máquinas estarão em perfeito funcionamento para o dia em que serão utilizadas.

Portanto, a produtividade não é algo que possa ser extraído apenas da força de vontade do trabalhador, mas também do sistema de produção e da organização da fazenda — e isso, obviamente, inclui o controle do estoque.

Diminuição dos custos

A gestão de estoque de insumos envolve a compra. Para essa tarefa, é necessário fazer uma cuidadosa pesquisa de preços e de fornecedores. Além disso, uma boa compra exige procura antecipada e percepção de economia baseada no custo-benefício de cada item.

Quando há um controle de estoque eficiente, é possível acompanhar os preços do mercado para aproveitar as ofertas ou buscar negociações para conseguir preços melhores, garantindo que o seu investimento seja realizado em produtos de qualidade e que o melhor preço seja encontrado.

Mais facilidade na gestão financeira

Fazer o controle do estoque de uma forma adequada ainda facilitará a administração da gestão financeira do seu negócio, já que as entradas e saídas dos produtos estarão registradas — e, assim, calcular a lucratividade vai ser mais simples.

Além disso, se esse gerenciamento for realizado por meio de softwares, o acesso aos registros ficará disponível aos colaboradores que realizam o controle financeiro, os quais poderão prever gastos futuros e programar estrategicamente tais investimentos.

Como realizar o controle de estoque de insumos de forma eficiente?

Destacada a importância de gerenciar o estoque de insumos, agora trazemos algumas dicas para que esse controle seja eficiente. Confira!

Defina as suas metas

Um ótimo ponto de partida envolve analisar a situação atual e encontrar questões que precisam ser trabalhadas e melhoradas.

Outras metas podem ser traçadas, como adquirir maquinário novo, fazer a manutenção preventiva agendada das máquinas em funcionamento, melhorar a ventilação do local de armazenamento dos insumos etc. Defina os pontos a melhorar, escolha os principais, calcule o investimento necessário e estipule um prazo para que esses objetivos sejam cumpridos, pois isso vai contribuir bastante para a sua produção.

Mantenha a organização

Cuide do seu estoque de forma que os insumos fiquem organizados de maneira prática para o dia a dia. Assim, os itens mais utilizados devem ter fácil acesso. Esse simples ato de organização renderá tempo em sua produção, evitando longas procuras ou, até mesmo, perdas dentro do estoque.

Além disso, mantenha atualizado o inventário de tudo o que está armazenado, com data de validade ou estado de conservação, para fazer as reposições conforme necessário.

Faça o armazenamento adequado

O local de armazenamento deve ser ajustado para garantir a segurança e a durabilidade dos itens. Por exemplo, o maquinário deve ficar protegido do sol e da chuva, evitando desgastes desnecessários, assim como as sementes precisam ser conservadas em local seco, arejado e livre de calor, e devem ser protegidas, de preferência, em câmaras frias.

Portanto, é preciso preparar um espaço físico próprio para cada tipo de estoque, a fim de garantir a qualidade dos itens e manter a sua conservação livre de insetos e contaminações.

Acompanhe o ciclo produtivo

Para evitar desperdícios e produtos vencidos, é preciso acompanhar o ciclo produtivo e o giro do estoque. Além de adquirir a quantidade correta, como já falamos, faça a aquisição dos itens mais perecíveis somente na data adequada, considerando quando eles serão utilizados na produção.

Invista em ferramentas de gerenciamento

Hoje, você encontra no mercado sistemas que ajudam a gerenciar os seus negócios de uma forma simples e eficiente. Você pode utilizá-los para melhorar o controle de estoque e do fluxo de caixa da sua fazenda. Com o uso da tecnologia, é possível realizar registros do cotidiano e controlar as atividades.

Além disso, existem ferramentas que possibilitam o acesso às datas de validade, a identificação dos insumos em falta e a requisição das compras já programadas. Aproveite essas facilidades para melhorar o seu gerenciamento e garantir o crescimento desejado para o seu negócio.

Neste artigo, abordamos a importância de realizar o controle de estoque de insumos em sua fazenda, mostrando os benefícios dessa gestão. Além disso, ressaltamos algumas dicas que vão ajudar você a fazer esse controle de forma eficiente, garantindo mais lucratividade.

Gostou da leitura? Então, aproveite a visita ao nosso blog para saber mais também sobre a gestão de máquinas agrícolas!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.