
Internet no campo: o que você precisa saber para ter uma fazenda conectada
Apesar de o campo ser o berço de algumas das atividades econômicas mais importantes e tradicionais para o Brasil, o produtor rural também deve fazer ajustes na sua operação para acompanhar o mercado tecnológico e se manter eficiente. Quem quiser continuar sendo competitivo precisará ficar atento às principais soluções disponibilizadas com ajuda da internet no campo.
O digital está hoje em todo canto, desde a forma como instruímos nossos profissionais até a maneira como preparamos o solo para cultivar alimentos. Por isso, quem não estiver preparado para se adequar e ter uma fazenda conectada pode acabar se prejudicando no agronegócio, colocando em risco o seu desempenho e lucratividade.
Quer saber mais sobre esse assunto e entender por que a internet rural é tão relevante? Então, acompanhe este post até o final. Aproveite a leitura!
Como funciona a internet no campo e onde aplicá-la?
A internet é algo que já faz parte do dia a dia das pessoas, mas no campo ainda pode ser considerada um desafio a ser superado. Felizmente, no decorrer dos últimos anos, as empresas de telecomunicação têm se posicionado de forma cada vez mais ativa no intuito de levar o recurso com qualidade para zonas rurais.
Um dos grandes motivadores é o agronegócio digital, que faz uso de inúmeras ferramentas tecnológicas que precisam estar interconectadas por uma rede estável e com um sinal de alta qualidade. Sem isso, é impossível usar os dispositivos eletrônicos com total eficiência no dia a dia das fazendas.
Além disso, uma boa conexão com a internet pode realmente impulsionar os negócios no campo. Tudo isso graças a recursos como os sistemas de gestão integrada e o uso de drones para o mapeamento das lavouras.
Mas não é só isso. O campo também demanda conexões básicas, que confiram usabilidade para dispositivos como computadores, tablets e smartphones. Essas ferramentas têm se tornado cada vez mais úteis para a gestão dos negócios rurais e para a operacionalização de algumas atividades de campo.
Quais são os benefícios da agricultura digital?
As ferramentas tecnológicas têm sido uma base cada vez mais relevante para conquistar a produtividade e o melhor aproveitamento das atividades no campo, em especial no que diz respeito à agricultura 4.0 e à agricultura 5.0. Por isso, é fundamental contar com redes de conexão confiáveis e de alta velocidade.
Tudo isso é usado para uma variedade de atividades. A seguir, você poderá conferir as principais delas.
Irrigação inteligente
O objetivo dessa técnica é oferecer a água, fertilizantes e demais nutrientes necessários para a planta, de forma controlada e inteligente, à medida que as demandas dela vão mudando.
Isso é possível graças à tecnologia de irrigação por gotejamento, que permite que a planta receba umidade bem próxima de suas raízes, durante todo o seu período de desenvolvimento. Com isso, os nutrientes são transportados na medida certa até a planta, que consegue se desenvolver melhor.
Com internet na lavoura, o acompanhamento da irrigação pode ser feito em tempo real, auxiliando na gestão , na identificação de problemas (como entupimento de gotejadores ou falhas nos sensores de umidade do solo) ou até mesmo no controle da distância do sistema.
Controle de pragas
Também é possível se beneficiar da internet para uso do sensoriamento remoto no controle de pragas em toda a plantação. Nesse caso, um produto pode ser aplicado somente na área infestada, sem colocar em risco as partes que não foram afetadas pelos ataques.
Com essa tecnologia, o produtor pode pulverizar apenas alguns locais específicos da cultura. Isso vai evitar o desperdício de material, a contaminação de outras áreas e os custos excessivos e desnecessários com a aplicação indevida de defensivos.
Análise de condições do solo
A internet rural ainda permite que a tecnologia faça uma verdadeira varredura de monitoramento do solo, a fim de verificar quais são as condições dele e que interferências são necessárias para otimizar o desempenho da produção.
Com uso de sensores e internet, é possível levantar, organizar e analisar em tempo real (e com precisão) dados como:
- características do solo (umidade, pH, condutividade);
- índices de vegetação (produtividade, desenvolvimento, estresse);
- teores de matéria orgânica e de nutrientes.
Utilização de drones
Os drones também ganham uma forte aplicabilidade e podem servir tanto em questões de segurança da fazenda quanto para a otimização da produtividade. Hoje, é possível que o drone seja controlado remotamente (ou seja, de um local fora da fazenda) para realizar as operações. Isso também devido à evolução da internet no campo.
Com os drones, o produtor pode:
- realizar o mapeamento de toda a área;
- demarcar as áreas que serão usadas para o plantio;
- acompanhar o desenvolvimento da lavoura;
- identificar pragas e doenças nas plantas;
- monitorar toda a irrigação de uma área;
- aplicar defensivos de forma estratégica;
- detectar focos de incêndio na propriedade.
Plataformas de gestão on-line
Outro recurso importante e que gera benefícios indispensáveis são as plataformas de gestão on-line. Elas dão acesso a uma série de informações sobre o negócio e que podem ser acessadas de qualquer lugar, por meio da internet. Isso permite, por exemplo, que o produtor continue acompanhando as atividades do negócio, mesmo quando não estiver na fazenda.
Em situações em que o produtor está presente, esse recurso lhe permite o acesso remoto a tudo o que está ocorrendo na propriedade. Portanto, ele pode acompanhar atividades dos maquinários, a irrigação, a aplicação de insumos e muito mais, sem sair do escritório.
Fortalecimento da marca
O uso das redes sociais também é útil no campo, pois pode ser empregado a fim de divulgar o trabalho feito em uma propriedade. Para as fazendas que trabalham a gestão da sua marca, isso é ainda mais relevante.
Muitos agricultores usam as redes sociais para mostrar o seu dia a dia de trabalho, a qualidade dos insumos usados e os processos empregados na produção agrícola. Além disso, eles compartilham dicas, experiências e conteúdo de valor para o seu público.
Isso pode ajudar a consolidar a marca no mercado e ainda aumentar o engajamento do público final, que é quem movimenta a economia. Por isso, a internet tem um papel igualmente importante para conectar a fazenda com o resto do mundo.
Como a internet no campo melhora os resultados?
Você já deve ter percebido que a internet no campo tem muitas aplicabilidades, que contribuem para resultados mais satisfatórios no final das safras. Por isso, que tal ficar de olho nos principais impactos trazidos pela conectividade?
Otimização de processos
Contar com equipamentos que funcionam de maneira integrada é uma ótima maneira de melhorar os resultados da fazenda. Isso porque cada decisão pode ser tomada de forma alinhada com os processos que já estão em andamento e com aqueles que estão prestes a acontecer.
Além disso, ao acompanhar cada detalhe sobre os seus maquinários e recursos, você tem uma visão mais completa do que ainda precisa ser melhorado para atingir os resultados que almeja. Assim, entende quais são as áreas que precisam de manejo, quais são os defensivos que precisam ser aplicados, que tipo de fertilizante se faz necessário e assim por diante.
Redução de custos
Quanto maior a precisão da sua tomada de decisão com base nos dados do negócio rural, menores as chances de gastar dinheiro com o que não é necessário. Em resumo, você diminui consideravelmente as falhas nos processos, os retrabalhos e os desperdícios de produtos.
É claro que isso tudo só é possível com uma gestão integrada e com dispositivos de monitoramento, ambos conectados pela internet no campo. Com todos os dados em um mesmo sistema, o produtor pode tomar as decisões mais econômicas, sem abrir mão da qualidade.
Aumento da produtividade
Conhecer as especificidades da sua propriedade possibilita tomar decisões cada vez mais acertadas e pontuais para resolver problemas. Desse modo, você evita erros e retrabalhos e, consequentemente, acaba poupando um tempo operacional precioso.
Além disso, ao recorrer ao uso de Inteligência Artificial e monitoramento por sensores, por exemplo, você pode deixar que a tecnologia se encarregue da parte mais pesada do serviço. Nesse caso, seu papel é observar as necessidades da cultura e fazer esforços pontuais para saná-las.
Sustentabilidade
Por fim, mas não menos importante: a internet no campo promove uma melhoria significativa no que diz respeito à sustentabilidade da atividade agrícola. Com menor uso de defensivos e utilização estratégica de fertilizantes, o solo sofre cada vez menos as interferências provocadas pelo ser humano. Isso ajuda a preservar a biodiversidade e manter o equilíbrio natural do ecossistema.
O mesmo vale para a biotecnologia, que permite planejar uma safra adequada aos cultivares mais propícios para cada região, que resistem a um número maior de pragas e doenças, tornando aquela produção mais proveitosa. Desse modo, é possível produzir mais e de maneira harmônica com o meio ambiente.
Como você acabou de conferir, o uso de internet no campo é de suma importância para otimizar a rotina em uma fazenda. Desde os aspectos burocráticos e gerenciais até o dia a dia no meio da lavoura, a tecnologia é, atualmente, uma ótima aliada.
Para isso, no entanto, é fundamental contar com uma conexão de internet de qualidade e velocidade. É dela a função de manter todos os dispositivos conectados, incluindo não só o drone que está lá no meio da plantação, mas também o smartphone do produtor que está na cidade, comprando insumos.
E agora que você já sabe mais sobre a importância da internet no campo, que tal conferir opções para melhorar a conectividade da sua propriedade na loja da plataforma Broto?