comprar uma fazenda

Entenda por que comprar uma fazenda e como funciona

O produtor rural que pensa em expandir suas atividades no agronegócio nem sempre dispõe da área necessária para esse fim, seja para ampliação da produção ou para diversificação com outra cultura. Nesse caso, comprar uma fazenda pode ser o caminho mais direto para o crescimento pretendido.

O mesmo se aplica ao interessado que vai se iniciar nas atividades de produção rural, mas ainda não possui uma propriedade agrícola. A necessidade de uma fazenda é a questão comum em ambos os casos e que encontra agora uma solução facilitada por uma iniciativa do Banco do Brasil, que torna todo o processo executável em modo on-line.

Continue a leitura e descubra por que comprar uma fazenda e como funciona.

Como funciona a aquisição de uma fazenda?

Quem atua ou deseja atuar no agronegócio sabe o valor e a importância da propriedade rural como base de todo o processo produtivo. É como a fábrica para o industrial e a frota para a transportadora. Nesse sentido, tanto faz que seja a primeira propriedade adquirida ou a expansão dos negócios já existentes com vistas a aprimorar a produtividade e investir em tecnologia no campo.

Para todos os casos, a aquisição de propriedades rurais no país foi profundamente facilitada pela recente iniciativa do Banco do Brasil de disponibilizar um site para esse fim. A ferramenta torna todos os trâmites envolvidos nas operações simples e ágeis, seja para aquisição de fazendas, sítios, chácaras ou lotes rurais.

Assim, desde a oferta do imóvel rural no site até as medidas de pós-venda, como o registro em cartório, poderão ser conduzidas on-line. O sistema já disponibiliza mais de 100 propriedades em todo o Brasil para aquisição pelos interessados. Comprar uma fazenda nunca foi uma operação tão simplificada.

De maneira ágil e fácil, as compras de imóveis no site são 100% digitais e, além disso, não há exigência de documentos físicos nem de representantes da instituição. Isso garante que todo o processo de compra aconteça em um ambiente seguro e moderno.

Por que adquirir uma fazenda?

Comprar uma fazenda não é o mesmo que comprar um pequeno lote urbano, para o qual uma simples vistoria no local e a verificação da documentação já permitiriam a realização do negócio. Uma fazenda, para o agronegócio ou agricultura familiar, além de ser muito maior, requer mais tempo para avaliar suas características.

Por sua vez, é preciso conhecer a região, os recursos hídricos existentes, as estradas próximas e suas condições, a disponibilidade de energia elétrica e conectividade (sinais de celular e internet), entre outros. Afinal, tudo isso será essencial na gestão de sua fazenda.

Em especial, é importante considerar a regularidade do imóvel e seus respectivos registros nos cartórios locais. Nesse sentido, é preciso levar em conta que são imóveis de propriedade do Banco do Brasil, estão totalmente quitados e não possuem dívidas pendentes. Além disso, oportunidades dessa natureza só eram alcançadas com participação em leilões, mas agora toda a negociação pode ser realizada on-line, de modo rápido e muito fácil.

Apenas fazendas estão disponíveis com essas facilidades?

Não apenas fazendas estão disponíveis com essas facilidades, mas outros tipos de propriedades rurais. Na verdade, o Banco do Brasil dispõe hoje de mais de 5 mil imóveis, de todos os tipos. Para o agronegócio ou para o desfrute de uma propriedade no campo, além das fazendas, existem sítios, chácaras e lotes rurais disponíveis com as mesmas facilidades oferecidas pelo banco.

Uma importante vantagem da aquisição de propriedade nesse sistema é o deságio aplicado no valor das propriedades disponibilizadas. Assim, quando se avalia a ficha de cada unidade encontrada pela pesquisa no site, podem ser observados diversos casos de preço final com redução de mais de 50% do valor para todos os tipos de imóvel.

Como conduzir todo o processo de compra on-line?

Já foi dito aqui que todo o processo de aquisição de um lote rural ou de uma grande fazenda poderá ser realizado totalmente on-line. E é exatamente isso que ocorre: por meio do Seu Imóvel BB Agro, você trilha caminhos bem simples, como veremos a seguir:

  1. acessar o Seu Imóvel BB Agro pela área de soluções em nosso site;
  2. selecionar o estado brasileiro onde pretende adquirir o imóvel. Podem ser consideradas mais de uma opção ou deixar em aberto;
  3. marcar os parâmetros de filtro que devem ser utilizados, isto é, refinar a pesquisa indicando a finalidade do imóvel (residencial, comercial, industrial, rural), o tipo de imóvel (apartamento, casa, lote, fazenda), a faixa de valor e o tipo de venda (direta, leilão), entre muitos outros parâmetros de busca;
  4. encontrar no resultado da pesquisa o imóvel que lhe interessa e clicar no escolhido para obter informações mais detalhadas sobre a propriedade;
  5. analisar os detalhes disponíveis, como valor da propriedade, deságio oferecido, documentos disponíveis on-line, descrição e as principais responsabilidades envolvidas;
  6. preencher a proposta de compra para a efetivação do negócio on-line.

É importante saber que diversos itens necessários e aplicáveis à negociação de imóveis ficam por conta do banco, sempre que for pertinente para cada caso:

  • pagamento do Imposto Territorial Rural (ITR);
  • pagamento do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR);
  • pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano;
  • pagamento da taxa de laudêmio;
  • pagamento de condomínio.

Como você pode ver, a aquisição de uma propriedade rural agora atinge um patamar de facilidade e agilidade como nunca antes, sobretudo porque todas as operações envolvidas podem ser realizadas on-line, de maneira prática e segura. Afinal, o Banco do Brasil é o maior parceiro do agro em todos os tempos.

Aproveite a visita ao nosso site e conheça as outras soluções do BB para o seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.