compra on-line segura

Como fazer uma compra on-line segura? Não perca 9 dicas!

Cada vez mais, realizar compras on-line se torna um hábito na sociedade. Adquirimos produtos pessoais, para a família, para animais de estimação etc. Produtores agrícolas também podem se beneficiar da ampla variedade de lojas presentes na internet.

Contudo, para que essa opção seja realmente vantajosa para agricultores, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Por isso, enumeramos o que você deve ter em mente para realizar uma compra on-line segura. Confira!

1. Compre apenas de sites confiáveis

Como a compra e venda de produtos agrícolas pela internet se tornou bem comum, inúmeros sites especializados surgiram — e se tornaram populares, ainda que não ofereçam os melhores serviços. Por isso, ainda é preciso ter cuidado para escolher apenas lojas confiáveis.

Isso pode ser feito por meio de algumas pesquisas úteis. Uma boa ideia é consultar sites como o E-bit ou o Reclame Aqui, que oferecem uma análise geral da reputação das lojas. Será possível consultar as opiniões dos clientes sobre prazos de entregas, respostas de dúvidas e a disposição para resolver problemas.

Depois de realizar essa análise, é possível entender se o produto agrícola que você deseja adquirir é vendido por uma loja séria. É importante notar, contudo, que nem todas as lojas on-line estão presentes nesses dois sites.

É o caso de sites ainda recentes, que não receberam qualificações suficientes para aparecer nessas plataformas. Nesse caso, é interessante buscar as páginas dessas lojas nas redes sociais e observar o que as pessoas estão comentando sobre elas.

O mesmo vale para compras em sites estrangeiros. Confira os comentários e as avaliações gerais das pessoas, pesquise sobre a empresa nos sites de busca e leia as políticas de compras presentes nos sites. O Google Translator é uma boa ferramenta para traduzir textos que não sejam tão complexos.

2. Busque os selos de segurança para uma compra on-line segura

Algo interessante sobre as lojas on-line é que elas contam com informações importantes em seus próprios sites para garantir a autenticidade dos seus produtos e compras seguras. Ao entrar na página, busque, ao fim dela, selos que mostrem que aqueles vendedores têm uma boa reputação.

Alguns desses selos podem ser conferidos aqui. Para não errar na escolha, os consumidores também devem buscar informações como o endereço físico da loja e o telefone para contato. Ainda, é interessante ler as políticas e regras próprias do site.

Nessa etapa, as redes sociais também são aliadas relevantes. Nesse caso, procure por links diretos, dentro dos sites, para as páginas das lojas nas mídias sociais. Assim, será possível encontrar o número de seguidores daquele e-commerce e também os comentários feitos pelas pessoas que interagem com aquele negócio.

3. Consulte o CNPJ da loja

Um bom número de lojas on-line conta com o número do CNPJ ao final da página inicial. Com esse número em mãos, consumidores conseguem acessar algumas informações relevantes sobre a empresa no site da Receita Federal.

É uma boa forma de ter certeza sobre a autenticidade da empresa, de forma cômoda e totalmente on-line. Para realizar essa verificação, acesse o site da Receita Federal. Logo após, clique no menu à esquerda e escolha a opção “Serviços” e, em seguida, “Cadastros”.

Feito isso, clique em “Pessoa Jurídica” e aguarde o carregamento de uma nova página. Depois, basta clicar em “Consultar CNPJ” e, em seguida, “Iniciar”. Finalmente, você terá a oportunidade de colar o CNPJ e esperar que as informações apareçam na tela.

4. Tome cuidado com fraudes em apps e sites não oficiais

Para escapar de fraudes e tentativas de golpe, é possível tomar alguns cuidados básicos na internet. Um deles é utilizar apenas aplicativos oficiais. Por isso, na hora de comprar, não use um iPhone com jailbreak, que é uma alteração capaz de expor o sistema a vulnerabilidades.

Caso você possua um iPhone comprado em uma loja oficial, não precisa se preocupar. Além disso, caso utilize um celular com sistema Android, não baixe aplicativos fora da Play Store, que dispõe apenas de aplicativos originais.

No caso dos usuários de iPhone, não baixe nada fora da App Store. Caso a compra seja feita em um site, confira se aquela página é realmente verdadeira. Para tirar a prova, busque a página da loja nas redes sociais, como Facebook ou Instagram, e procure o endereço oficial da loja ali.

5. Leia a política de compras e privacidade

Caso você tenha seguido a dica de comprar apenas em sites seguros, já estará no caminho certo para se manter protegido no ambiente on-line. Uma outra dica importante é ler, com atenção, a política de compras e privacidade.

Ela geralmente está presente na home do site ou na hora de usar o carrinho. Ao conhecê-la, você se protege contra condições de compra pouco vantajosas e surpresas desagradáveis após concluir a transação.

6. Desconfie de preços muito baixos

Imagine que você já checou o preço de um determinado produto em diversas lojas e, em uma nova tentativa, descobre um site que oferece a mesma mercadoria por um preço muito reduzido em relação às demais alternativas.

Antes de fechar a compra, confira novamente os preços em outros sites oficiais. Isso porque valores muito baixos podem indicar produtos falsificados e de baixa qualidade. Além disso, é possível que essa loja nem mesmo ofereça a possibilidade de troca ou devolução.

Como se não bastasse, esses sites também podem funcionar como meios de roubar os dados dos consumidores, como números de cartões de crédito e CPF. Portanto, desconfie de ofertas vantajosas demais e fuja de preços artificialmente baixos!

7. Verifique as formas de pagamento

Lojas já consolidadas no comércio on-line costumam oferecer para os clientes diversos meios de pagamento. Isso inclui opções como cartão de crédito ou débito, boleto bancário e Pix.

Nesse caso, as lojas de confiança se diferenciam dos negócios fraudulentos pela alta variedade de opções para pagar. Portanto, desconfie de sites que forneçam apenas um meio de pagamento, já que isso demonstra uma infraestrutura limitada, típica de páginas que aplicam fraudes.

8. Veja se a plataforma de pagamento é segura

Para complementar a dica anterior, é importante notar que muitas lojas operam com plataformas financeiras secundárias. Um exemplo é o site que oferece a possibilidade de o pagamento ser feito por uma plataforma como o PagSeguro.

Lojas que utilizam esse método são mais confiáveis para os produtores. Isso porque essa plataforma normalmente checa o site no qual a compra está sendo realizada antes de liberar a compra, protegendo os compradores de fraudes. Além disso, caso seja necessário recuperar o dinheiro, o processo será menos complicado.

9. Entenda o conceito de marketplace

Você sabe o que significa “marketplace”? É um conceito que influencia muito as compras realizadas na internet. Nesse formato, as ofertas que são mostradas em um determinado site pertencem a outras lojas, que utilizam uma empresa com uma grande capacidade de divulgação.

É o que ocorre com a Amazon, por exemplo, que conta com diversas lojas menores como parceiras. Assim, mesmo que você compre diversos produtos agrícolas em um mesmo site, eles podem vir de fornecedores diferentes.

Os marketplaces especializados contam com parceiros confiáveis e estimulam a concorrência dentro da própria plataforma — o que gera diversas oportunidades e promoções. No caso de produtores, que precisam adquirir diversas mercadorias para conduzir as safras, a economia pode ser significativa.

Como vimos no artigo, realizar uma compra on-line segura depende de alguns cuidados básicos., como buscar sites confiáveis e que trabalhem com diversas opções de pagamento, por exemplo. Assim, ninguém corre risco de comprometer o negócio rural com os prejuízos causados por fraudes ou produtos de má procedência.

E aí, gostou do artigo e quer mostrá-lo para os amigos? Então, compartilhe o texto em suas redes sociais e chame todos para a discussão!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.