4 desafios da comercialização agropecuária e como superá-los
Quem é produtor rural sabe que ter uma alta rentabilidade no campo é algo desafiador. Afinal, é preciso lidar com muitas temáticas que vão desde o planejamento da época do plantio, a análise de solo, o manejo integrado de pragas e doenças e os cuidados na pós-colheita, até a comercialização agropecuária.
Mas como superar as adversidades desta etapa que, no final das contas, traduz em resultados todo o trabalho realizado? É o que mostraremos a seguir. Descubra quais são os principais desafios a serem enfrentados na comercialização agropecuária e conheça algumas soluções para superá-los.
Confira desafios da comercialização agropecuária
A comercialização agropecuária tem relação direta com a produtividade das cadeias da agricultura e da pecuária. Apesar da boa rentabilidade que o agronegócio nacional alcança com produtos como suco de laranja, grãos, carne, leite, frutas, hortaliças, cacau, borracha e madeira, há desafios na comercialização.
Esta etapa, vital para um empreendimento rural, converte todo o trabalho realizado em ganhos. Contudo, a realidade é que o apurado nem sempre se traduz em lucros, pois existe uma cadeia de custos e adversidades que surgem ao longo do caminho. Separamos os principais:
1. Valor do frete
Como bem sabemos, a principal via de transporte da comercialização agropecuária é feita pelo modal rodoviário, o que significa que os caminhões têm que percorrer grandes distâncias.
Esse é o fator que mais influencia no valor do frete — devido aos custos de viagem, como combustível —, sendo a parte fundamental na logística dos produtos.
2. Sazonalidade
Planejar com antecedência as diversas safras é essencial para garantir que todos os alimentos sejam obtidos com o melhor aproveitamento possível, respeitando o tempo de colheita de cada um.
No entanto, cada cultura requer a utilização de maquinários agrícolas específicos, que devido à sazonalidade, podem ficar ociosos durante boa parte do ano.
Com isso, cabe aos produtores planejar bem esse período de depreciação, a fim de evitar prejuízos futuros. Além disso, é importante contar com um simulador de safra para essas questões.
3. Validade dos produtos
O setor agrícola possui um detalhe que precisa de atenção redobrada: a perecibilidade. Produtos alimentícios, como o leite, apresentam prazos de validade que impactam toda a logística aplicada, uma vez que a precaução a ser tomada para evitar perdas e danos é um dos principais fatores.
Para garantir o sucesso da comercialização agropecuária dos produtos, é essencial seguir algumas recomendações básicas nos cuidados durante a pós-colheita, tais como: manuseio e transporte apropriados, armazenamento e planejamento do período de viagem.
4. Variação dos preços
Produtores agrícolas normalmente comercializam seus produtos em grandes quantidades. O preço desses lotes, que também são oferecidos a países específicos, está sujeito à volatilidade de mercado, determinada pela Bolsa de Valores. Essa instabilidade pode ser prejudicial.
Quando a flutuação no mercado resulta em preços reduzidos, o lucro pode ser mínimo. O desafio de prever por quanto seus produtos serão comercializados requer uma organização financeira precisa.
Algumas soluções para lidar com essas questões
Para superar esses desafios, o segredo está no planejamento. Nesse contexto, há linhas de crédito que permitem melhor controle do fluxo de caixa, financiando a estocagem, para comercialização da produção agropecuária em melhores condições de mercado.
Isso porque o sucesso na comercialização agropecuária está no preparo contra imprevistos que possam surgir. Um exemplo recente é a Guerra da Rússia contra a Ucrânia, instaurada em 2022, que afetou a importação de fertilizantes ao nosso país.
Conheça algumas linhas de crédito que podem auxiliar nesse sentido:
- CPP (Comercialização Produção Própria) — usada para financiar produtos agropecuários, industrializados ou beneficiados do próprio mutuário;
- BB FEE (Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários) — relacionado com o armazenamento para comercialização agrícola;
- Cédula de Produto Rural (CPR) — antecipação de crédito rural para investimentos;
- Desconto de NPR — permite o adiantamento do valor das vendas a prazo no descontado da Nota Promissória Rural;
- BB Giro Agro — crédito rotativo para as atividades agropecuárias;
- FGPP (Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor) — financia a aquisição de itens à produção, seja para você, seja para associações ou cooperativas;
- Crédito Agroindustrial — destinado à industrialização dos produtos agropecuários;
- Adiantamento a cooperados — visa fornecer recursos às cooperativas;
- Funcafé Comercialização — perfeito aos produtores de café para armazenamento e conservação;
- Funcafé Aquisição de Café (FAC) — relacionado com as indústrias beneficiadoras referentes;
- Funcafé Capital de Giro — proporcionar capital de giro para indústrias beneficiadoras do café.
Outra dica para encontrar melhores soluções para a gestão é contar com as tecnologias de comercialização. Um bom exemplo é a Grão Direto, plataforma que permite avaliar as melhores ofertas no setor de grãos.
Lidar com os desafios da comercialização agropecuária requer garra e preparo diante dos incidentes que surgem. Afinal, o agro não para — e é preciso versatilidade para se adaptar a esse mercado dinâmico.
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