Colheita da safra de soja 21/22 no Brasil alcança 30% da área prevista

Colheita da safra de soja 21/22 no Brasil alcança 30% da área prevista

A colheita da safra de soja 21/22 no Brasil alcançou 30% da área e vem transcorrendo dentro da normalidade. O cenário atual é de 15% no Sudeste, 10% no Matopiba, 21% no Paraná e 30% no Mato Grosso (MT).

Apesar das chuvas recentes, o clima ainda segue adverso para o sul do Mato Grosso do Sul (MS) e oeste da Região Sul. Já no Matopiba, as chuvas estão ocorrendo em menores volumes, mas favorecendo a colheita.

Para março, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas dentro da média para a maioria dos estados produtores, exceção para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e MS.

Produção global de soja

No último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção global de soja na safra 21/22 foi revisada para 363,86 milhões de toneladas — redução de 21,67 milhões de toneladas em relação às estimativas iniciais para a safra, de maio de 2021 — e refletiram parte das perdas observadas na América do Sul.

Contudo, ainda são esperados novos cortes nos próximos relatórios, visto que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no último dia 10/02, indicou a produção brasileira de 125,47 milhões de toneladas de soja, quebra de 10,9% ante a estimativa inicial, de outubro de 2021.

Cotação da soja no mercado externo

Com isso, a cotação da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) segue acima dos U$ 15,50/bushel nos últimos dias, evoluindo conforme as atualizações sobre a safra sul-americana, impactadas por La Niña. No período de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, as cotações já subiram 19%.

Cotação da soja no mercado interno

O indicador Cepea/BMF/Bovespa, em 16/02, foi cotado a R$ 189,59/saca, apresentando elevação de 2,85% no último mês. Os prêmios dos portos estão em alta, dada a disputa das indústrias esmagadoras nacionais com os países importadores, bem como pela retração nas vendas pelos sojicultores.

Recomendação dos especialistas em agro do BB

Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o BB disponibiliza as Opções Agro BB e o Termo de Moedas (NDF).

As Opções são contratadas mediante o pagamento de um prêmio, e o produtor passa a ter o direito de exercer a opção, na data do vencimento, caso seja vantajoso. A comercialização do produto no mercado físico continua livre e pode ser feita a qualquer momento.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.