colhedora de café

Como escolher uma colhedora de café? Confira 5 dicas!

A colhedora de café é um equipamento amplamente utilizado na cafeicultura. É uma solução que traz dinamismo às operações. Afinal, essa máquina garante muitas vantagens, como a redução de custos, o aumento da qualidade do grão, a eficiência na derriça e a liberação do cafezal mais cedo para uma nova florada.

Porém, para garantir que esses benefícios se concretizem, não basta colocar a colhedora para trabalhar — é indispensável que você escolha o equipamento certo, de acordo com as suas necessidades.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com algumas dicas práticas para ajudar na compra de uma colhedora de café. Acompanhe!

Por que usar uma colhedora de café?

Como dissemos, esse é um equipamento que oferece inúmeros benefícios para o seu processo produtivo. A redução de custos é, sem dúvida, um dos mais interessantes. Para você ter uma ideia, os custos de produção com uma colheita mecanizada podem ser até 40% menores se comparados com a colheita manual.

Naturalmente, esses valores também estão associados a outros aspectos, como o processo operacional e as condições da lavoura. Por isso, podem variar de uma produção para outra. Porém, a questão do custo é uma das primeiras avaliadas pelos produtores quando pensam em mudar do sistema manual para o sistema mecanizado.

Somado a isso, a colhedora de café promove o aumento da produtividade e uma maior qualidade dos grãos, além de otimizar a sua produção, liberando o cafezal com mais agilidade.

Porém, para aproveitar todos esses benefícios, você precisa fazer uma boa escolha, já que um equipamento inadequado pode trazer danos às plantas e aos frutos, além de aumentar os custos de pós-colheita.

Como escolher uma boa colhedora de café?

Além de considerar as suas demandas, ao que mais você deve estar atento para fazer a escolha certa? Confira as nossas dicas!

1. Conheça as suas necessidades

O primeiro passo é avaliar alguns aspectos da sua produção, como o tamanho da lavoura, a dimensão das plantas, a inclinação do solo e o espaçamento. A seguir, explicamos melhor cada um deles. Entenda:

  • tamanho da lavoura: avaliar a área plantada permitirá estimar os custos com o consumo de combustível por hectare e com a manutenção. Essas informações vão ajudar no cálculo do prazo para o retorno sobre o investimento e da viabilidade financeira da compra da máquina;
  • dimensão das plantas: também é essencial fazer a análise da altura e do diâmetro médio dos pés de café da sua plantação. Isso porque os equipamentos de colheita têm restrições associadas às dimensões;
  • espaçamento: você sabe qual é o espaçamento entre as plantas de café na sua plantação? Para que a colhedora consiga executar a sua atividade, o espaçamento deve ser de, pelo menos, 2,80 m. No entre plantas, esse espaçamento precisa ter entre 0,7 m e 1 m. Com o espaçamento adequado, o equipamento consegue passar pelas plantas sem problemas, garantindo uma maior taxa de recolhimento e um baixo índice de perdas, com respeito aos diferentes tipos de colheita;
  • inclinação do solo: você sabia que alguns terrenos não são propícios para o uso da colhedora? Isso acontece porque a máquina não atende a todas as condições de inclinação do solo devido ao seu elevado centro de gravidade. De forma geral, os equipamentos disponíveis atualmente no mercado conseguem trabalhar com uma declividade de até 20%.

2. Pesquise marcas e modelos

Depois de avaliar com atenção as características da sua produção, a próxima etapa é começar a busca de informações no mercado.

Pesquise as opções de marcas e os seus respectivos modelos, sempre considerando os equipamentos que se adéquam às necessidades e particularidades da sua plantação.

3. Avalie a velocidade

A velocidade da colhedora de café é um dos aspectos mais importantes quando falamos em regulagem operacional da máquina, pois ela influencia o rendimento do trabalho de colheita. Assim, escolha um equipamento que ofereça as condições adequadas de regulagem de velocidade.

Essa velocidade é regulada a partir da análise de fatores como:

  • a carga de café do talhão;
  • a uniformidade do estágio de maturação;
  • o grau de maturidade de café;
  • as condições do terreno.

4. Verifique a eficiência do derriçador

O derriçador está associado à vibração produzida pelo equipamento e é considerado o segundo elemento operacional mais importante na regulagem do equipamento, logo após a velocidade.

Ele é composto por uma série de varetas ou hastes que, ao vibrarem, fazem com que os grãos de café se desprendam da planta. Por isso, ao escolher uma colhedora de café, você deve avaliar a eficiência do derriçador associada ao percentual de grãos que a máquina é capaz de coletar, levando em consideração o mínimo de perdas possível.

5. Confira todas as funcionalidades

Por fim, sabemos que existem muitas funcionalidades distintas nas máquinas colhedoras de café. Você, como produtor, deve levar em consideração todas elas antes de começar a negociação de compra da sua.

Isso porque a colhedora pode ser útil em diferentes situações que vão além do período de colheita. Imagine, por exemplo, que há modelos que podem ser acoplados nos sistemas de colheita de outras culturas, usados no processo de poda e até na pulverização das plantações.

Dentro do possível, escolha uma colhedora que traga mais versatilidade e facilidade para outras atividades do dia a dia da sua lavoura.

Como comprar a sua colhedora de café?

O financiamento pode ser uma ótima opção, pois amplia a possibilidade de pagamento do equipamento no médio e longo prazos, possibilitando que você já comece a utilização do produto. Assim, os valores economizados com a otimização da produção em razão da colheita mecanizada podem ser usados para pagar as parcelas do financiamento.

Como você viu, a compra da sua colhedora de café deve ser um processo planejado com atenção aos detalhes — que vão desde a análise das suas necessidades até a avaliação de funcionalidades e aspectos técnicos do equipamento. Com planejamento e pesquisa, é possível fazer uma ótima escolha e otimizar o seu dia a dia.

Gostou deste artigo? Aproveite para conferir um conteúdo especial sobre cafeicultura no nosso material completo sobre o cultivo do café.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.