Fique a par dos efeitos e perspectivas do clima para safra 2021/22

Perspectivas do clima para safra 2021/22: conheça efeitos, riscos e como reduzi-los

Com informações do BBcast Agro, boletim diário produzido pelos assessores de agronegócio do Banco do Brasil, trazemos atualizações sobre os efeitos e perspectivas do clima para safra 2021/22.

Continue a leitura e conheça também alternativas para acompanhar de forma eficiente as previsões climáticas, bem como ferramentas para gerir e se proteger os riscos relacionados a elas.

Cenário brasileiro do clima para safra 2021/22

Os efeitos do fenômeno La Niña ocasionam redução das chuvas, temperaturas elevadas e clima seco nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Já na região Norte e parte norte do Nordeste, ocorre a elevação do volume e frequência das chuvas durante o verão. Isso está sendo evidenciado nos últimos dias.

O clima também segue afetando as lavouras de verão e pastagens no oeste da região Sul do Brasil e sul do Mato Grosso do Sul.

No norte do Mato Grosso e parte do Matopiba, o excesso de chuvas segue provocando o alongamento do ciclo das culturas, dificultando o manejo e a colheita, o que gera perdas de produtividade e qualidade dos grãos.

Acompanhamento e mecanismos de proteção

Esses fatos reforçam a necessidade de acompanhamento constante das previsões climáticas para a decisão do plantio, planejamento do manejo e colheita.

Além disso, os acontecimentos recentes reforçam a necessidade indispensável da adoção de mitigadores, como o BB Seguro Agrícola e o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Recomendação dos especialistas em agro do BB

Para auxiliar no planejamento das atividades do dia a dia e reduzir riscos, por meio de dados mais precisos do microclima, o Banco do Brasil firmou parceria com a FieldPRO, que criou a evolução da estação meteorológica, sem manutenção, sem copinho e 100% brasileira.

A partir da agora, a assinatura dessa solução, que está disponível na loja virtual do Broto, pode ser financiada pelas linhas de custeio e CPR do Banco do Brasil.

Como funciona a solução da FieldPRO

Composta por um equipamento portátil que mede as condições de umidade e temperatura do solo em tempo real, além de uma plataforma digital de gestão que oferece informações que auxiliam na otimização de suas operações e na superação dos desafios dos eventos climáticos.

As análises apresentadas pela FieldPRO, além das condições passadas e atuais do clima, da planta e do solo, ainda apresentam: alertas de eventos climáticos extremos e o acompanhamento do cultivo, por meio de imagens de satélite, podendo identificar áreas com vegetação deficiente e risco de doenças.

Com acesso às informações de umidade e temperatura do solo em tempo real da FieldPRO, você, produtor, pode conferir se a terra está preparada para o plantio ou para a colheita, programando a operação no campo de forma mais assertiva.

Para saber mais detalhes e contratar este serviço, acesse a página da FieldPRO no Broto.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

1 comentário

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.