
Carcinicultura no Brasil: saiba mais sobre a criação de camarões em cativeiro no país
A cadeia produtiva da carcinicultura, criação de camarões em cativeiro, compreende desde a produção da pós-larva em laboratório até a sua comercialização na fazenda.
A maior parte do camarão consumido no Brasil e no mundo provém de produção em cativeiros de tanques escavados. Poucos provém da pesca artesanal no mar.
A Região Nordeste concentra quase 100% da produção nacional, que em 2020 alcançou 63 mil toneladas, sendo que os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará se destacam na criação desse crustáceo, representando cerca de 70% da produção brasileira.
Setor em recuperação
O mercado segue em recuperação da queda ocorrida em função pandemia. Com a queda brusca da procura por hotéis e restaurantes, principais mercados consumidores do produto, o preço do quilo de camarão chegou ao patamar de R$ 12/kg.
Os custos de produção, principalmente da ração, também se elevaram. Contudo, com a volta das atividades à normalidade, o quilo do camarão segue em elevação e já está cotado a R$ 18.
A exportação de camarão ainda é pouco representativa no Brasil, com a comercialização ainda sendo voltada para o mercado interno, mas o câmbio pode favorecer a comercialização externa desse produto.
Doença da mancha branca: desafio da carcinicultura
Em meados do ano de 2004, surgiu a doença viral da mancha branca no estado de Santa Catarina, dizimando a produção no estado. Em 2014, ela chegou ao Rio Grande do Norte, e, em 2016, ao Ceará.
Essa doença não tem cura e, a partir de então, os produtores estão desenvolvendo técnicas de convivência. Uma delas é a criação em sistema intensivo protegido, com utilização de tanques escavados cobertos com lona própria, estufa para controle da temperatura ambiente e utilização de bioflocos. Essa combinação possibilita altas densidades de estocagem, podendo chegar até 400 camarões por metro quadrado de lâmina d’água.
Recomendação dos especialistas em agro do BB
Visando apoiar a carcinicultura, o Banco do Brasil disponibiliza diversas oportunidades de crédito para investimento na construção, reforma e modernização de viveiros de camarão, nas linhas Inovagro, Moderagro, Investe Agro, Pronaf Mais Alimentos e Pronamp.