Caprinocultura no Brasil: foto de uma cabra num gramado

Caprinocultura no Brasil: cenário e expectativas

Conheça o panorama da caprinocultura no Brasil e no mundo, bem como as oportunidades de negócio para produtores rurais que atuam nesse setor. As informações são do BBcast Agro.

História da produção mundial de cabras

Os relatos a respeito da origem da cabra são imprecisos, porém acredita-se seja originária da Europa e Oriente Médio e que tenha surgido há mais de 10 mil anos, sendo considerada o primeiro animal a ser domesticado para produção de alimentos.

Como os grupos humanos na antiguidade eram em sua maioria nômades, a cabra fazia parte das caminhadas pelos desertos e montanhas por ser pequena, dócil, produtiva e com grande capacidade de adaptação. Nesse período, eram negociadas como moeda corrente e, muitas vezes, serviam até como dote.

Atualmente, a China possui o maior número de animais, com aproximadamente 149 milhões de cabeças, o que representa 20% do rebanho mundial, sendo seguido da Índia e Paquistão.

Caprinocultura no Brasil

No Brasil, o rebanho conta com aproximadamente 11,3 milhões de cabeças e 94% está localizado na região Nordeste. A elevada concentração nesta região se deve à adaptação da espécie ao clima. O estado da Bahia possui o maior rebanho, seguido de Pernambuco, Piauí, Ceará e Paraíba.

A caprinocultura está presente em quase todos os municípios da região semiárida e possui relevância econômica e social para a pecuária nordestina. Na maioria dos casos, a atividade é explorada como renda complementar.

Como produtos da atividade, podemos citar o leite e derivados, carne e pele. Estes produtos são importantes para o apoio à sustentabilidade e viabilidade da agricultura familiar na região.

No Nordeste brasileiro, predominam as raças consideradas nativas: Moxotó, Canindé, Repartida, Gurguéia, Marota, entre outras. Raças exóticas também estão presentes, como por exemplo: Anglo-Nubiana, Saanen, Toggenburg, Parda Alpina, Boer e Murciana.

O leite de cabra apresenta maior digestibilidade e menor potencial alergênico quando comparado ao leite de vaca. Em outubro, o preço médio do litro de leite de cabra foi de R$ 2,87 por litro, e o da carne, R$ 8,21 o quilo do peso vivo.

Recomendação dos especialistas

Pra você, caprinocultor, o Banco do Brasil, além de custear a produção, conta com linha completa de investimentos para recuperação de pastagens degradadas, implantação de ordenha mecânica, melhoria do rebanho e geração de energia alternativa.

 

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.