calagem do solo

Calagem do solo: benefícios e como fazer

Uma das práticas agrícolas mais tradicionais do Brasil é a calagem do solo. Trata-se de procedimento essencial, seja para a lavoura, seja para a formação de pastos.

Embora pareça simples, essa atividade apresenta alguns detalhes técnicos que precisam ser considerados para garantir o resultado desejado. Dessa forma, o estudo do solo, o tipo de calcário e a técnica de aplicação devem ser realizados adequadamente para obter sucesso.

Continue lendo este conteúdo para conhecer os benefícios e como fazer a calagem do solo na sua propriedade rural.

O que é e para que serve a calagem do solo?

Calagem é o processo de despejar calcário no solo, a fim de corrigir sua acidez. Essa preparação é fundamental para alterar o pH, diminuir a acidificação e promover uma melhor liberação de nutrientes no solo. Isso proporciona um local favorável ao desenvolvimento das plantas.

A calagem serve para melhorar a disponibilidade de nutrientes, diminuir a toxicidade de elementos químicos prejudiciais e promover a fertilidade e a saúde geral do terreno, melhorando a produtividade e a qualidade das culturas.

Quais os benefícios da calagem?

A calagem apresenta uma série de vantagens para a agricultura. Afinal, a acidez exagerada do solo prejudica o crescimento das plantas, comprometendo a disponibilidade e a absorção de nutrientes. Essa técnica é utilizada justamente para alterar o pH.

Em terrenos ácidos, alguns elementos importantes, como cálcio e magnésio, ficam insolúveis ou bloqueados, tornando-os inacessíveis para as raízes das plantas. O despejo adequado de calcário melhora a disponibilização dessas substâncias, garantindo que as plantas as absorvam com mais eficiência.

Outro diferencial da calagem é a neutralização de elementos químicos tóxicos, como o alumínio, que compromete o crescimento da lavoura.

Por fim, a estrutura do solo é beneficiada após você aplicar o calcário, pois promove a formação de agregados e eleva a presença de microrganismos importantes. Como resultado, a infiltração de água, a retenção de umidade e a aeração do solo são melhoradas.

Quando realizar calagem do solo?

Você deve realizar essa prática de acordo com os resultados obtidos após a análise periódica da acidez do solo. Em geral, é recomendado fazer a calagem quando o nível de pH estiver incompatível com a espécie que será cultivada.

Portanto, o momento indicado para realizar o procedimento é de cerca de três meses antes da semeadura ou do plantio. Esse período é fundamental para que o calcário seja incorporado à terra e regule o pH antes do estabelecimento das plantas. É necessário seguir os critérios de cada tipo de cultura e região para obter bons resultados.

Quais são os tipos de calcário para a calagem do solo?

Há diversos tipos de calcário para serem aplicados de acordo com as necessidades de cada cultivo. Conheça os principais.

Calcário convencional

É proveniente de rochas sedimentares de carbonato de cálcio. Portanto, é um neutralizador convencional e natural de acidez. Existem três categorias que diferem uma da outra pelos seus níveis de óxido de magnésio.

  1. Calcário Calcítico: apresenta a maior dosagem de óxido de cálcio (entre 45% e 55%) e baixa concentração de óxido de magnésio (até 10%). É indicado para solos que necessitam de uma alta concentração de cálcio.
  2. Calcário Magnesiano: produto com teor mediano de óxido de magnésio (entre 10% e 25%) e óxido de cálcio (entre 40% e 42%). É recomendado para deixar o solo em níveis adequados de nutrientes e acidez.
  3. Calcário Dolomítico: é utilizado em terrenos acidificados que manifestam deficiência magnesiana bastante evidente. Apresenta teores de magnésio acima de 25% e de óxido de cálcio entre 25% e 35%.

Calcário Filler

A diferença desse produto para os demais está na sua granulometria extremamente fina. Essa característica indica que o tempo de reatividade do calcário filler é bastante curto, sendo ideal para plantios diretos.

Cal Virgem

Apresenta ação imediata e gera calor assim que entra em contato com o solo. Por isso, pode prejudicar a germinação de sementes e o desenvolvimento inicial das mudas. Portanto, é necessário que você a aplique cerca de 10 semanas antes do plantio.

Cal Hidratada ou Extinta

É a cal virgem hidratada, mas sua ação também é imediata. Por apresentar uma granulação muito fina e leve, deve ser evitada a aplicação em dias de ventania.

Calcário Calcinado

Como o nome indica, corresponde à calcinação parcial ou total do calcário. Apresenta características intermediárias em relação à cal virgem e ao calcário, mas com uma granulação fina.

Qual o passo a passo de como fazer calagem?

A calagem do solo é uma prática que envolve diversas etapas que variam de acordo com o tipo de cultura e características específicas de cada região. Conheça os procedimentos gerais para realizá-la.

  1. Análise do solo: o primeiro passo é analisar as características do terreno para identificar o pH atual e o volume de calcário necessário. Essa atividade pode ser realizada em laboratórios especializados.
  2. Dose de calcário: após a análise, é preciso calcular o volume de calcário para nivelar a acidez do terreno. As recomendações variam, mas geralmente são apresentadas em toneladas por hectare.
  3. Tipo de calcário: existem diversos produtos disponíveis no mercado. Escolha aquele que tem potencial para suprir as necessidades do solo.
  4. Aplicação do calcário: despeje o calcário de forma uniforme sobre a superfície da área de cultivo. Você pode realizar esse procedimento de forma mecânica (por meio de implementos agrícolas), dependendo da extensão do local.
  5. Incorporação do calcário: em alguns casos, após a aplicação, o calcário precisa ser agregado ao solo por meio de aração, gradagem ou revolvimento. Assim, o produto será misturado integralmente na camada superficial do terreno.
  6. Período de reação: aguarde o tempo necessário para que o calcário ajuste o pH do solo. Aguarde algumas semanas antes de semear ou plantar mudas. Importante ressaltar que a reação do calcário no solo ocorre a partir do contato com a água. Para isso, é interessante que se realize as operações de acordo com a previsão das chuvas ou com auxílio do sistema de irrigação.

É necessário seguir os critérios específicos de calagem para cada tipo de cultura e região, já que as doses e os procedimentos de aplicação podem variar. Além disso, importante levar em conta que trata-se de um recurso contínuo, e a necessidade de refazê-lo dependerá das características do terreno e da próxima lavoura. A dica é consultar um engenheiro agrônomo para obter orientações específicas.

Como visto, a calagem do solo traz inúmeros benefícios para o cultivo saudável e produtivo de frutas, legumes, hortaliças, tubérculos e grãos. O segredo está em analisar as condições e necessidades de cada cultura para garantir a fertilidade do solo e obter uma boa safra.

O que achou do conteúdo? Aproveite a visita ao nosso blog para conferir também o passo a passo do preparo do solo na produção agrícola, bem como diversos outros artigos especiais que disponibilizamos neste espaço.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.