aplicativo rural

Estes são os 7 aplicativos rurais que você deve conhecer!

Seja nos grandes centros urbanos ou no campo, o objetivo da tecnologia é facilitar a nossa vida e gerar melhores resultados. Mas, apesar de todos os avanços, agregar um aplicativo rural à rotina de trabalho é uma prática que talvez ainda esteja distante de muitos produtores. 

A verdade é que não precisa ser assim. São inúmeras as alternativas disponíveis no mercado que prometem revolucionar as produções agrícolas e, inclusive, podem ser obtidas de forma gratuita.

Pensando nisso, separamos 7 dos principais apps de celular para otimizar a sua performance. Dá só uma olhada!

1. Garmin

A credibilidade dos equipamentos de georreferenciamento da Garmin já é bastante conhecida. Entretanto, com os avanços da tecnologia, seu catálogo de serviços expandiu, e hoje é possível ter acesso a alguns recursos de medição de área rural, sem a necessidade de adquirir aparelhos específicos para isso.

O aplicativo Garmin utiliza o Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS) dos smartphones e smartwatches para coletar pontos no campo e gerar dados de navegação.

2. Grão Direto

O Grão Direto é um aplicativo rural voltado para a compra e venda de grãos, gerando vantagens para quem está dos dois lados da negociação — comprador e vendedor. Isso porque, no app, o produtor tem, ao alcance de poucos cliques, as melhores informações sobre os preços da sua região.

Milho, soja, cotações de frete, dólar, bolsas mundiais, tudo isso pode ser acompanhado de perto e em tempo real no aplicativo. Assim, as tomadas de decisão e os processos de compra e venda se tornam eficientes, contribuindo para a competitividade do negócio.

Mais do que conectar você a um vasto leque de compradores e corretores, o aplicativo Grão Direto ainda coloca à disposição dos seus usuários uma equipe de suporte para auxiliar ao longo de todas as etapas de negociação. 

Além da versão gratuita, disponível para download nas versões Android e iOS, o Grão Direto conta soluções exclusivas para assinantes. No site do Broto, o produtor encontra, por exemplo, o Contrato Digital — ferramenta que traz agilidade, segurança e economia para suas transações no mercado físico de grãos.

Há também o Grão Direto – Plano Vip, em que os assinantes recebem, diretamente no WhatsApp, informações sobre preços médios de soja, milho e sorgo na sua região, entre outras funcionalidades. Enfim, são diversos serviços que podem fazer a diferença nos resultados da sua propriedade.

3. FieldPRO

O FieldPRO é uma solução de monitoramento local, realizado em tempo real em conjunto com satélites. Para ter acesso às funcionalidades do aplicativo, o produtor rural deve adquirir um equipamento, que então é instalado no solo. A partir daí, começa a gerar informações e a transmitir para o aplicativo.

Com ele, o produtor tem uma perspectiva completa de pontos como:

  • previsão do rendimento da colheita; 
  • comparação do desempenho de até cinco safras anteriores; 
  • nível de umidade na superfície; 
  • nível de estresse da cultura causado por frio ou calor;
  • alterações no processo de crescimento da planta, entre outros inúmeros detalhes técnicos.

Enfim, o desempenho do seu cultivo é monitorado com imagens de alta resolução e dados de sensores de clima, solo e planta que vão ajudar bastante no planejamento estratégico e do manejo das atividades.

Exemplificando: as leituras de umidade do solo permitem que o produtor gerencie, com eficiência, o sistema de irrigação, de forma a eliminar o desperdício de água, bem como de outros recursos valiosos de qualquer plantação.

4. Arable

O Arable é um sistema que transforma dados reais em insights, proporcionando a tomada de decisões sólidas para sua lavoura. O aplicativo rural rastreia mais de 40 medições de clima e plantas, a fim de gerar a visibilidade necessária para uma colheita otimizada. 

O objetivo é que o produtor se aprofunde sobre fatores climáticos como precipitação, temperatura, umidade e pressão que estão influenciando o desenvolvimento de suas plantas. 

Ao instalar o Arable, você pode rastrear desde a velocidade do vento até valores de umidade das folhas, facilitando, por exemplo, o planejamento da melhor janela de pulverização.

E os seus recursos não param por aí. O app é capaz de detectar os estágios de crescimento e a saúde das plantas, detalhes que não são perceptíveis ao olho humano. 

5. DATAGRO

A DATAGRO é uma plataforma que oferece consultoria estratégica focada na produção agrícola mundial. Nela, você pode acompanhar relatórios diários sobre o mercado agro: informações climáticas, valores de frete etc.

O intuito é ajudar o produtor a ter uma visão mais ampla do seu negócio, de modo que consiga identificar oportunidades e implementar soluções inteligentes para o aprimoramento dos seus resultados. Com o apoio dos recursos disponibilizados pela Datagro, fica mais fácil trabalhar pontos como:

  • identificar perspectivas de crescimento;
  • desenvolvimento de projetos e pesquisas;
  • ações de benchmaking;
  • planejamento estratégico;
  • estruturação financeira; 
  • avaliação de ativos;
  • planejamento de safra;
  • estratégias logísticas;
  • análise de mercado personalizada;

6. Climatempo

Não é novidade que as mudanças climáticas podem exercer um papel decisivo nos resultados de uma lavoura. Por isso, adotar ferramentas que ajudem nessa tarefa é uma peça-chave para se precaver e evitar perdas.

A boa notícia é que existem algumas opções gratuitas para ficar por dentro do que pode acontecer com o clima e programar da melhor forma suas atividades. Com o aplicativo Climatempo, por exemplo, os usuários de Android, iOS e Windows Phone têm acesso a previsões do tempo para os próximos 14 dias.

Há mapa de raios, radar meteorológico, mapas de temperaturas, chuvas e ventos. Além desses recursos, o app também tem a função de “notificação personalizada”, a qual o usuário pode configurar para receber avisos caso haja alguma mudança inesperada.

Dessa forma, o produtor consegue executar ações preventivas para manter a eficiência do seu trabalho e evitar perdas.

7. Google Earth

Embora não seja um aplicativo rural propriamente dito, o Google Earth é uma ferramenta de georreferenciamento que viabiliza a demarcação e a análise da área da propriedade.

Nesse app, o usuário é capaz de visualizar sua fazenda com imagens de satélite e, inclusive, obter imagens do terreno em 3D. Além disso, os arquivos criados podem ser exportados para outros softwares.

Como você pôde ver, as tecnologias são grandes aliadas para que os produtores obtenham sucesso no manejo das suas lavouras. Nesse cenário, um simples aplicativo rural pode fazer toda a diferença na rotina de atividades no campo, possibilitando aumentos significativos nos seus ganhos.

Já conhecia algum desses apps? Agora que você descobriu um ótimo caminho para elevar o desempenho da sua produção, aproveite para dividir essas dicas. Compartilhe este artigo nas redes sociais!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.